terça-feira, 13 de maio de 2014

[Arca Literária] Outros Tempos


Sinopse: Ulisses, um jovem bem-sucedido jornalista que vive na bela e agitada cidade de Fortaleza, tem sua despreocupada vida de solteiro transformada quando acorda, numa manhã qualquer, no ano de 1942. Nessa "nova" vida, no passado, o recebimento de um pacote misterioso deixado para ele pela bela Camille o envolverá em uma série de eventos relacionados com a II Guerra Mundial, com uma célula nazista no Brasil e com a resistência brasileira, que o levará, alternadamente em suas duas vidas, por um labirinto angustiante de segredos, códigos, tradições e mortes, mas também de poesia, festas e romance. Uma história envolvente e surpreendente.


A época é relativamente tensa, no meio de uma grande guerra. 

O ano? 1942. 

Cidade? Fortaleza. 

Você saberia como se comportar se de repente acordasse anos antes? Ou pelo menos na transição entre os anos de 2013 e 1942. É de enlouquecer, né? 

Isso acontece com Ulisses, jornalista que, a principio, é bem sucedido, acorda em 1942 sem lembrar bem onde está o que faz e nem quem são as pessoas que o cercam. 

Quando ele acorda em 2013 ele investiga o ano do passado, mas é tudo muito confuso na cabeça dele. 

Leonardo Nóbrega construiu uma história eletrizante, contada em uma linguagem muito formal, que nos transporta para Fortaleza da década de 40, onde os detalhes descritos pelo autor nos passa a nítida impressão de estarmos lá. 

Eu não conheço a cidade, mas depois de ler o livro fiquei muito curiosa para conhecer cada cantinho descrito no livro. 

A capa é linda, a diagramação muito boa, os capítulos são curtos, isso faz com que a história flua melhor, por conta da linguagem rebuscada. 

A história tem muito do que acontece em épocas de guerra, sangue, traições, nazismo. 

Eu como historiadora e especialista em segunda guerra mundial, particularmente gostei muito da abordagem dos assuntos pelo autor. Leonardo demonstrou ao longo do livro uma pesquisa muito detalhada da história mundial. 

Super recomendado para você que gosta de história, mas principalmente para você com espírito investigativo.

18 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Sinceramente, a sinopse não me agradou muito, não me atraiu, e não sei se leria. Não é algo que me atrai hoje, mas quem sabe um dia!
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  2. Interessante! Achei sua resenha meio confusa, mas acho que captei a alma do negocio hahaha! Achei a perspectiva muito interessante, mesmo, como ele enfrentaria tudo isso, sendo do futuro? Os pensamentos mudam? O autor aproveita isso? Ele consegue fazer a diferença? Muitas perguntas depois de ler sua resenha, vou ficar atenta ao preço do livro para comprar! =D

    ResponderExcluir
  3. Oi,

    Não conhecia o livro, gostei bastante da temática do livro, mas não conseguir, me capatar muito bem, ele primeiro acorda em 1942 e depois em 2013 ou vice versa, me confundi um pouco, gosto muito de historia, então deve ser um prato cheio para mim.

    Mayla

    ResponderExcluir
  4. Oieee, não gostei da temática deste livro, ele não faz muito o meu estilo, e tenho a impressão de que se ler, não gostarei kkkk, mesmo assim valeu pela dica rsrs, Abraços

    ResponderExcluir
  5. Uau! Não conhecia esse livro.
    Apesar de ter lido pouco livros sobre essa temática, admito que gosto bastante. Sem contar que essas tramas que mesclam passado e presente sempre me cativam.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não sei se iria gostar de uma linguagem tão formal... não sou muito ligada em história também, mas o autor acertou em cheio o único período que sempre acho interessante conhecer: a segunda guerra. E o espírito investigativo tenho de sobra, Dani! rs... Eu até leria o livro, mas não é uma prioridade na minha vida,

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá

    Primeiramente a capa desse livro é incrível, depois preciso comentar que a palavra jornalista já me fez me interessar pelo livro. Achei a premissa fantástica, principalmente por que eu adoro esse tipo de história que tem um apelo mais histórico. Vou tentar ler em breve! Caramba, não sabia que você era historiadora (eu pretendo fazer História na faculdade) e ainda mais por segunda guerra que eu acho bem interessante.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  8. A capa me chamou muito a atenção, mas a sinopse nem tanto. Contudo, gosto muito de livros mais antigos, mergulhados em contextos históricos.
    Depois de sua aná-lise, sem dúvidas, leria sim!

    Beijos,
    Le Lançanova
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  9. SIMPLESMENTE UALLLLL!!!! Cara, fiquei super interessado, acordar anos antes? Eu iria pirar. Adorei a ideia, super original. E ainda é NACIONAL, pirando mais ainda!!! Vou procurar ler, pois deve ser muito bom! Abração!

    Jonathan Freitas - http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Dani, tudo bem?
    Apesar da temática da história ser bem interessante e diferente de tudo o que estou acostumada a ler, não sei se seria um livro que eu leria. Mas fico feliz que você tenha gostado!

    Beijos, boa semana!
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Adorei a premissa do livros, pois adoro livros que mesclam fatos históricos e ficção. É dos meus gêneros preferidos e a Segunda Guerra é período marcante na história da humanidade. Que bom que o livro te conquistou. Não o conhecia, mas gostei.

    beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Dani, tudo bem?
    Não sabia que era historiadora, que máximo!!!! Eu adoro história, confesso que gosto mais da história antiga. Um livro instigante, investigativo que fala de um dos piores períodos da humanidade (infelizmente tivemos outros e ainda temos), adorei!!!!! Fiquei bastante curiosa.
    Não conhecia nem o autor e nem o livro.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adorei a temática do livro, essa ideia de acordar em um ano que é totalmente desconhecido e totalmente envolvido em tramas e tudo mais! A pesquisa deve ter sido grande mesmo, pois a autora tem que ser conhecedora da história mundial, regional e local dessa época. Adorei e já está na minha lista de leituras.
    Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com
    @GicaTeles

    ResponderExcluir
  14. Oi Dani.
    Eu gosto dessa coisa de sonhos nas narrativas e envolvendo mudança de tempo achei ainda mais interessante, mas tenho que admitir que não gosto de linguagem formal.
    Como eu não tenho nenhum espírito investigativo e não sou muito fã de história, a leitura não vai funcionar pra mim.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  15. Oi Dani,

    Os livros têm esta magia de nos transportar para outros lugares a ponto de noz fazer ter a vontade de conhecer novos lugares, é o que aconteceu com você de ter vontade conhecer Fortaleza, acontece também comigo o que é muito bacana. Às vezes e anoto os nomes de cidades e países para quando eu conhecer (um dia) eu vá aos ligares citados.

    Com relação ao tema abordado no livro, não me atrai razão pela qual não pretendo le-lo.

    Bjs
    Tânia Bueno
    https://facesfaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oieeee!
    Quando comecei a ler a resenha eu me lembrei de um livro que não tem absolutamente nada a ver com esse, mas que mostra essa confusão de acordar em outro tempo "Perdida" de Carina Rissi, é incrível! Me interessei muito pelo livro resenhado, tenho uma queda por voltar no tempo aushasuh, acho que vou amar!!! A capa é realmente linda, mas confesso que usaria outra fonte, essa me lembra algo distópico, não histórico (ataque designer uahsuas).

    Beijoo
    Becca
    www.maispradizer.com

    ResponderExcluir
  17. Olá Dani!
    Que bom que gostou da história, pois ela não me atraiu, infelizmente =/
    Achei um pouco confuso o enredo.
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  18. Oi Dani!
    Eu não sabia que vc era historiadora, com especialização em segunda guerra! Eu sou fascinada pela segunda guerra! Achei muito legal! Adorei sua resenha e a proposta do livro!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir