sexta-feira, 11 de abril de 2014

Nossa linda bola azul - Elizabeth Pereira Isaltina




Médium: Elizabeth Pereira
Ditado por: Isaltina
Editora: Vivaluz

Sinopse: O livro apresenta o tema da morte e da continuação da vida de uma forma interessante e muito natural, ajudando a criança a visualizar as realidades espirituais.

Você acredita em reencarnação?

Se sim você deveria ler esse livro, se não deveria ler também.

Nossa linda bola azul é um livro infanto-juvenil que nos mostra a história de Paulinho. Um menino de 11 anos, órfão de pai, morador da linda cidade de Belo Horizonte (amoooooooo) e que se vê em um lugar diferente do hospital que ele se encontrava nos últimos tempos.

Ao tentar entender aonde estava ele conhece Vó Isaltina, uma mulher de voz meiga, beirando os 70 anos.

Ela explica que ele fez a passagem e que o estágio dele na Terra acabou.

Aos poucos o livro vai nos dando ideia de como é a nossa passagem, o lugar para onde vamos, as pessoas que poderemos conhecer, história de animais... tudo contado pela Vó Isaltina às crianças que recem chegaram lá na comunidade.

Adorei a diagramação, o livro é formato pequeno, no estilo "de bolso", tem menos de 1 palmo de tamanho. Além com pouco mais de 60 páginas, ele é tem ilustrações lindas e o mais incrível, os diálogos são coloridos dependendo do personagem. Quando Vó Isaltina fala está em laranja e quando Paulinho fala está em azul. Assim a gente não se perde nos diálogos.

Ao final do livro nos deparamos com uma ficha de recapitulação da história, onde onde a criança responde sobre palavras novas, a história, personagens... Há também um incentivo para que a criança pesquise sobre lugares na Terra e sobre a natureza.

Nesta ficha também há uma lista de objetivos pedagógicos propostos no livro.

Muito interessante! Super recomendo para professores de ensino religioso, pais que querem mostrar aos filhos que há além da vida na terra, adultos, jovens que querem pensar um pouco mais fora da caixinha e lógico, crianças que gostam de histórias lindas!

Boas leituras!

9 comentários:

  1. Olá
    Achei o livro muito interessante, primeiramente porque eu gosto de literatura infanto-juvenil e por ser uma surpresa este tratar de um tema não muito abordado (pelo menos é o primeiro desse gênero que vejo retratar reencarnação)
    Fiquei curioso pra ler, sem falar que ele é bem curtinho xD

    Abraços!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani..
    Achei o livro super interessante, abordar esse tema para criança dessa maneira é bem legal e cativante, assim ela não se perde tanto e não tem medo da morte. Eça descobre que ela é apenas um estágio e não o fim de tudo... é apenas o descanso do corpo e libertação da alma. Xero!!!

    ResponderExcluir
  3. Primeiro, adorei o Paulinho ser de BH, como eu! rs...

    Dani, amo suas indicações de livros infantis... é cada preciosidade que encontro por aqui! Eu acredito em reencarnação mas, quando criança, morria de medo de morrer... vai entender... nem me lembro o motivo. Esse livro pode fazer com que as crianças não passem pelo que eu passei, que encarem a morte de forma natural, realmente como uma passagem. E amei isso de as falas das personagens terem cores diferentes!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    A capa do livro é bem bonita e certamente serve ao propósito de professores de religião. Como não sigo nenhuma não me interesso muito por esse tipo de livro, mas para quem tem essa crença com certeza deve ser um bom livro.

    Abraço

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá

    A premissa do livro é muito interessante, principalmente para quem quer ensinar essas questões para as crianças!

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  6. Oiee, gostei da capa do livro mas eu acho que eu não leria rsrs, não faz muito o meu estilo, mas eu achei bem interessante esta abordagem diferente desta temática religiosa, Abraços

    ResponderExcluir
  7. A reencarnação é um tema forte, e até hoje quando paro pra pensar não consigo formar uma opinião, mas gosto de ler sobre e me informar mais, portanto esse livro l chamou minha atenção.
    Ótima dica.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani,
    tudo bem?
    Não sabia que existia livros para crianças sobre o espiritismo. E a forma como eles desenvolveram a história, preocupados com o lado pedagógico é admirável, estão de parabéns. Sabe, para mim, o espiritismo não é uma religião, é uma ciência. Eles não excluem nenhuma religião, só falam de Deus. Acho que todo mundo pode ter sua religião e assim mesmo escutar o que eles têm para nos apresentar.
    E achei as atividades no final do livro para as crianças e para os pais muito importantes também, pois irão ajudar a criança no processo de interpretação de texto. Vai auxiliar na alfabetização.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Dani!
    Que legal esse tipo de livro! Eu costuma a ler eles quando era menor! Eu leio desde cedo! Essas histórias tem sempre ensinamentos e mensagens bonitas, temas legais a serem abordados e ensinados para as crianças!
    Adorei a indicação e a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir