sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Gente Grande - O Mago de Camelot

Quando abri pela primeira vez o livro O Mago de Camelot não imaginei o que vinha pela frente.
Ao abrir, para minha surpresa, uma dedicatória que fez iluminar meu dia.





Para tudo, imagina só os meus passos sendo iluminados pelos poderes de Merlin. Isso mesmo, Merlin, aquele mago que está no imaginário de todos, o braço místico de Artur, o que fazia tudo; o dia anoitecer, coisas explodirem...

Parei alguns segundos para pensar... quem nunca imaginou um Artur alto, cabelos castanhos ao vento, Guinevere linda com o rosto quase de porcelana, cabelos negros e ondulados na altura da cintura e Lancelot, moreno jambo, alto, forte, que arrancaria suspiros na mais recatada das mulheres.

Quem nunca torceu pelo amor quase insano de Guinevere e Lancelot e ao mesmo tempo sofreu com a dor da traição com Artur.

Depois de muito pensar guardei o livro na minha bolsa, certa que o livro seria meu companheiro de viagem.

O relógio tocou as 4:30 da manhã despertando-me para o dia longo e cansativo que estava por vir.

Acordei Marina e Manuel, arrumei os dois e fomos nós quatro para o Aeroporto do Galeão.

Depois de filas, ansiedade e muito sono, chegamos à sala de embarque. Ao abrir a bolsa me deparei com o livro.

O que esperar de um livro que contaria a história de um mago?


Sentada em frente ao portão 1, esperando a hora da chamada do voo me entreguei à leitura, aproveitando que Manuel dormia.

O livro começa com um prólogo, a história de uma moça, Nimue, que pela perfeita discrição do autor me pareceu muito feia.

Aliás, um parêntese, esse livro é rico em detalhes, cada um nos transporta para determinado momento. Ao fechar os olhos consegui visualizar cada batalha, cada corpo ensanguentado.

Nimue era uma moça que ao se descobrir com poderes junto à natureza, procura os druidas para se tornar aprendiz deles, mas eles a rejeitaram, pois não se faria uma mulher aprendiz.

Aulinha de história: Druidas (no feminino druidesas ou druidisas) eram membros de uma classe profissional em que estava encarnada a vida religiosa e espiritual de sua sociedade. Eles ocupavam os papéis de juiz, médico, conselheiro, mago, místico e conhecedor da religião, entre outras funções. Além disso, eram os filósofos, cientistas, teólogos e intelectuais de sua cultura, e os possuidores da soma dos conhecimentos da sua era. O nome "Druida" é peculiar ao povo céltico; outras culturas tinham outros nomes para o seu clero e dele esperavam serviços diferentes. Os Druidas não eram um grupo étnico ou cultural por si mesmos, mas parte de uma sociedade maior da qual participavam, na cultura céltica da era pré-cristã, as nações célticas da Europa Ocidental e das Ilhas Britânicas. (The Druids, de Stuart Piggot.)



O livro trata da história de vida e pós-vida de Merlin, um garoto que aos 15 anos após um assalto frustrado se vê junto com o irmão aprisionado no calabouço de um castelo. Depois de alguns dias, um druida o salva daquele lugar fétido e o leva para Vortigern, o inimigo de Constantino.

Aulinha de história: Constantino III (em latim: Flavius Claudius Constantinus) se auto-proclamou Imperador do Ocidente em Britânia; em 407 estabeleceu-se na Gália, foi reconhecido em 409 pelo imperador Honório, e com o colapso do apoio militar, ele foi executado em 18 de Setembro 411.

Salvo da morte certa, Merlin vira discípulo de um druida chamado Blaise e por anos vira aprendiz desse homem até o momento que ele arruma uma maneira de se afastar do mestre arrumando uma desculpa.

A história fica realmente interessante quando Merlin resolve ajudar Uther, o filho de Constantino, que depois da aparição de um cometa adota o sobrenome de Pendragon (que significa mais ou menos pequeno dragão).

Uther, com a ajuda de Merlin, consegue iludir Igraine, esposa de Gorlois (nobre aliado, pais de Morgana, guardem esse nome).

Pela ajuda Merlin pediu um preço muito alto, após alguns meses Igraine teve um filho e o menino foi entregue ao mago.

Ao longo da história o autor nos mostra a trajetória digamos que “religiosa” de Merlin, que após renegar o druidismo aderiu ao cristianismo pura e simplesmente para aprender a ler e escrever. Em outra passagem ele se depara com um religioso inimigo, que após longas conversas induz o inimigo a ensinar tudo sobre a religião. Com os conhecimentos globalizados, Merlin se intitula mago, pois levar com ele o titulo de uma religião ou outra estaria mascarando o que ele realmente era.

Entramos assim na aeronave, após a organização das bagagens no compartimento próprio e levantarmos voo continuei a ler.

O filho de Uther foi criado por Merlin e dado a ele o nome de Artur.

Artur foi aprendiz do mago para seu propósito máximo, reinar a Britânia com todo o carisma que um bom rei haveria de ter. Bem, se eu contar mais sobre o livro estaria estragando a graça e a fantasia que ele nos trás.

O livro passa relatos muito interessantes, como a Construção de Camelot, o porquê do nome escolhido por Artur, o tempo de construção da cidade e as verdadeiras razões para o romance de Guinevere e Lancelot.

De palavras as vezes difíceis, precisei pesquisar algumas no dicionário, o livro é muito interessante. Muito recomendado para pessoas sonhadoras, que como eu, amam a história do Rei Artur e seus cavaleiros e que juntamente com o Mago Merlin quiseram um dia construir uma sociedade perfeita.

O comandante nos deu o panorama do voo, estávamos chegando a Aracaju. Amei viajar com na companhia de palavras tão lindas e de histórias tão interessantes. Agradeço ao autor por proporcionar a mim, e com certeza a todos que leram e irão ler o fascínio da história da grande Excalibur!
*************************

Quer ganhar esse marcador de livro gravado com o nome do rei Pendragon?



Regras
Ter endereço de entrega no Brasil;
Cumprir as entradas obrigatórias;
Comentários como "legal", "adorei a resenha", "fiquei com vontade de ler o livro", ou coisas no sentido não serão aceitas;
A promoção começa hoje e vai até o dia 31/01/2014;
O marcador será enviado em até 30 dias após o e-mail do ganhador.
O blog não se responsabiliza por problemas nos Correios na entrega do marcador;
O ganhador deverá responder o e-mail em até 2 dias. Caso isso não ocorra, o sorteio será refeito.

a Rafflecopter giveaway

31 comentários:

  1. O livro parece ser ótimo e miiiiiiinha nossa que marcador mais lindo *--------------------*. Estou participando flor. :**

    http://quenerdissealice.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Flor!

    Já li essa obra e assim como vc me afundei na história!
    Adorei a resenhe e o post bemmmm caprichado!

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonado por histórias do mundo de Merlin, Arthur e seus companheiros da Távola Redonda. A história é mesmo cativante e por este motivo fico interessado em todos livros que possuem este assunto.
    Ótima resenha e que marcador lindo!! :D

    ResponderExcluir
  4. Nunca li livros desse tipo, mas não vou negar que me chamou atenção, vou pesquisar mais sobre! uheuhe :D

    http://fevereira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Dani!
    Tudo bom? O Marcelo é meu parceiro também e em breve ire ler o livro. Adorei saber que o autor é bem detalhista em sua história, isso me cativa muito. Pude ver sua empolgação nessa leitura.
    Adorei sua resenha e quero conhecer em breve a história toda!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Li e amei o livro. O Marcelo escreveu como se tivesse estado lá observando as cenas acontecerem de verdade. Como sou apaixonada pela lenda do Artur fiquei encantada com a leitura deste livro.

    Sua resenha ficou incrível. Excelente trabalho. Parabéns.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No aguardo do e-mail para enviar meus dados.

      Fiquei mega feliz por ter sido a ganhadora.

      Uhuuuuuuuuuuuuuuuuu!!

      Excluir
  7. Oi Dani, como está?
    Sou uma grande leiga na história de Merlin, conheço muito pouco mesmo. Já assisti alguns desenhos e filmes, mas todos mais focados em Arthur do que no Mago.
    Gostei da "aulinha de história" na resenha, ajuda bastante a nos situarmos em relação ao tempo.
    O enredo me oareceu interessante, e com certeza vou procurar mais sobre o livro.
    Beeeeijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  8. oiii!
    Eu ainda vou receber esse livro para ler! :D
    Não vou ler a sua resenha, porque eu não quero tirar conclusão alguma, quero ler sem estar pretensa a alguma coisa. Espero que não se importe. Mas eu andei olhando por ai, bem por cima, e todo mundo está falando bem. Então imagino que o livro seja ótimo. Agora, tem coisa mais legal que receber dedicatória? :D

    Beijinhos,
    Nina Xaubet
    Storytime, Storyteller

    ResponderExcluir
  9. Oi Dani! Adorei!
    Esse livro realmente é ótimo, a leitura flui e tem um enredo novo apesar de tratar do lendário rei artur e Merlin.

    Bjos

    blogandolinhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, adoro ler sobre o Merlin, que pelo que sei sempre nos acompanha, seja em filmes, livros, desenhos. A capa é bonita e a narrativa deve ser fascinante, ruim é as palavras difíceis que pode atrapalhar a leitura, mas gostei em saber mais sobre a narrativa,
    bjs
    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adoro a história do rei Artur, mas sou fã mesmo é de Merlin. Magos são muito mais atraentes que reis pra mim! hehe... Achei muito legal saber que esse livro fala das verdadeiras razões do romance de Lancelot e Guinevere, e que explica o nome do reino.

    Amo livros ricos em detalhes, embora não seja fã de sangue... rs... Eu ia imaginar as batalhas sem o sangue... hehe...

    Quero muito ler, espero ter a oportunidade logo.

    E amei demais a promoção, vou participar e torcer pra ter sorte! =)

    Pena que no blog não tem a opção de comentar de nome/url e nem espaço pra colocar o nome com que comentamos no formulário, porque meu nome de comentarista é diferente do nome que aparece no rafflecopter. Mas vou assinar direitinho pra você localizar meu comentário aqui... rs...

    Beijo!

    Juliana Xavier
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Adoro a história do Rei Artur e Merlin. Já li algumas edições e todas sempre mostram a história certinha e me cativam. Adoro ler, contar para as pessoas.


    Beijinhos**

    ResponderExcluir
  13. Li recentemente este livro, é uma versão sensacional da estória de rei Arthur!

    ResponderExcluir
  14. Dani,
    Amo histórias com magias e tudo que envolve, segundo a sua resenha o livro é bastante interessante, dinâmico e envolve o leitor até o centro da "távola redonda" risos.
    Ai meu Deus, mais um livro para minha lista, até o momento somente hoje são cinco novos livros desejados.
    E o marcador, que tudo vou participar da promoção.

    Bjs mágicos
    Tânia Bueno
    http://facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, ando vendo este autor pelos blogs e venho me interessando muito pelo seu livro, apesar de em 2014 eu prometer diminuir as parcerias por causa dos atrasos ando com muita vontade de ler este livro, a capa é simples porem muito legal. Adorei as fotos e fiquei com muita vontade de ler, ultimamente li Mago Aprendiz e outros livros de Magos como Clã dos Magos e achei bem legal, adorei conhecer este novo mundo de fantasia mágica haha, estou participando e torcendo ;)

    Abraços
    http://vampleitores.blogspot.com.br/
    gustavocatalao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Oi flor,
    Ainda não conhecia o livro. É uma história que me cativou sim, lendo sua resenha, gostei da proposta, mas sabe quando não é o momento para uma leitura, estou nele com esse livro por enquanto aquela vontade de descobrir detalhes da história não me ganhou.
    Gostei bastante do estilo que você escreveu sua resenha, diferente do que leio sempre.
    Que marcador lindo, claro que vou participar.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  17. Olá Daniele, sabe eu gostaria de dizer a você que sou louca pelas aventuras de Merlin e o rei Arthur, mas isso não me faz tanto a cabeça.
    Mas lendo sua resenha achei legal o que o livro esta proporcionando. A historia parece ser bem interessante. O que mais me chamou atenção foi, porque Merlin queria o bebê, o porque do significado do nome Arthur. E por este fator, e pelo misterio que senti que esta nesta leitura, vou dar uma chance a ela.
    Flor parabéns pela sua resenha, gostei bastante a sua forma de resenhar, ela é unica.

    Beijokas Ana Zuky

    http://www.sanguecomamor.com.br

    ResponderExcluir
  18. Merlin é isso mesmo, eu gosto muito de histórias que envolvam a história de Merlin e o rei Arthur, eu me interessei bastante pela história e estou com muita vontade de ler algo do gênero, minha ultima leitura desse gênero não foi tão agradável. Gostei bastante da resenha , percebi como você gostou do livro, espero poder lê-lo também !

    Beijos, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oii tudo bem?
    Eu sou parceira do Marcelo e estou começando a ler esse livro hoje *_*
    Espero que assim como te agradou, me agrade também :D
    Parabéns pela resenha!

    Beijinhos
    http://lendocomaolly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oie!
    Parece uma boa diversão para quem curte essa época medieval.
    Deve ser interessante descobrir esses detalhes que você citou no final, como a construção da cidade e etc.
    Bj

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. QUERO MUITO LER ESTE LIVRO E GANHA-LO TBM
    mariadelourdessilvarosa@ig.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Dani.
    Nunca li nada sobre Merlin e rei Arthur, porque na verdade não gosto de histórias medievais.
    Mas o que realmente me atrai nesse livro é a vontade de conhecer a narrativa do autor, já li várias resenhas desse livro e todos falam bem.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  23. Oi Daniele,
    tudo bem?
    Eu já li esse livro, o autor é meu parceiro também. Eu adoro Rei Artur como você e fiquei impressionada com esse livro. Como disse em minha resenha, a escrita do autor faz o leitora acreditar que é essa é a versão real da história e que a mesma não é uma lenda.
    Se tornou um dos meus preferidos.
    Beijinhos.
    cila- leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
    e-mail: euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com
    Participando!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Achei essa "releitura" de Merlin e Rei Artur bem bacana, mas não sei se leria, pois não se encaixa no que estou acostumada. Mas vou deixar anotadinho aqui, junto da lista imensa de livros a serem adquiridos, haha.

    Beijo,
    Pamela.

    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Eu adoro a história do Rei Artur e Merlin sempre foi um dos personagens que me encantou!
    Fiquei super curiosa para ler o livro, e tenho certeza que vou adorar!
    E que marcador lindo! *-*
    Beijos,
    Own mine

    ResponderExcluir
  26. Que dedicatória mais fofa...
    Sabe que eu mal conheço a história do Rei Arthur...?
    Nunca li nada, só sei o que ouvi por ai...
    Quem sabe não comece com esse livro néh...
    Parabéns pela resenha e que bom que adorou o livro...
    E que marcador lindo heim...*-*

    ResponderExcluir
  27. Todos os meus amigos estão cansados de saber que livros com temática mistica, principalmente os que envolvem magos e magia propriamente dita, são os meus favoritos e sempre tive um grande fascínio pelas histórias do Rei Arthur, não pelo Rei, mas sim por Merlin que é por mim tido como um dos mais poderosos magos de todos os tempos. Essa obra aparenta ter uma mistura de magia, aventura e política e isso é o que eu espero desse tipo de livro.

    Esse marcador é lindo *__*!!

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi linda! Ainda bem que cheguei a tempo de participar do sorteio, adorei ♥ aqui tá tudo bloqueado então o rafflecopter não abre, mas eu volto mais tarde pra preencher minha inscrição!
    eu to com o livro aqui também *-* lamentei ser tão pequenino! Eu e minha mãe adoramos histórias medievais, magia, quando o livro chegou ela nem me deu tempo pra folhear! Já foi pegando e indo ler, to esperando ela me devolver para eu descobrir essa história ♥ tó sentindo q vou adorar!
    Bjus bjus!
    Pan
    Pan's Mind - Concurso Cultural I Like Movies!
    Pan's Mind - Sorteio de Ano Novo!

    ResponderExcluir